titulo-portugues-final.png

 

Atividades do Pós-Graduando | Pós-Graduação Neurologia Neurociências

O aluno poderá ingressar neste programa para a obtenção dos títulos de Mestre ou Doutor em Ciências da Saúde.

O prazo para a obtenção destes títulos é de 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado.

Durante este período o aluno deverá obrigatoriamente desenvolver um projeto de pesquisa, atividades didáticas e obtenção de créditos conforme normas do Programa de Pós-Graduação. As atividades devem ser programadas e ter anuência do Orientador.

 

Créditos

Neste período é necessário a obtenção de 25 créditos para o curso de Mestrado e 40 créditos para o curso de Doutorado. 

Os créditos são obtidos por participações em cursos e atividades desenvolvidas no programa (1 crédito equivale a 15 horas/ aula, atividade), de acordo com as normas da CEPG e CPG.

De acordo com as normas do Programa de Neurologia/Neurociências, os créditos serão atribuídos da seguinte forma:

  • Disciplinas oferecidas pelo Programa de Pós-Graduação;
  • Disciplinas oferecidas em Programas de área conexa da UNIFESP;
  • Disciplinas ou cursos, em nível de pós-graduação, oferecidos por outras universidades ou instituições de excelência na área;
  • Participação em Congressos de relevância para área de formação do aluno, com apresentação de trabalho no qual o aluno é autor principal (1 crédito para cada evento, admitidos no máximo 3 créditos no total);
  • Atividade de tutoria, monitoria ou preceptoria realizada junto a alunos de graduação, desde que programada pelo Departamento ou responsável pelo curso ou disciplina;
  • Atividades em ambulatório relacionado às atividades de pesquisa do aluno (01 crédito por ano);
  • Participação em estágios, cursos de extensão ou aperfeiçoamento previamente autorizada pela Comissão de Ensino de Pós-Graduação que, pelo seu conteúdo programático, se relacione às atividades de pesquisa do aluno interessado;
  • Demais atividades que a Comissão de Ensino de Pós-Graduação julgar relevantes e pertinentes às suas especificidades e que contribuam à formação do aluno.

 

* O aluno que for reprovado em uma disciplina poderá cursá-la novamente uma única vez. O aluno com duas reprovações na mesma disciplina será automaticamente desligado do Programa de Pós-Graduação em Neurologia/ Neurociências.

** A participação em disciplinas não pertencentes ao Programa de Neurologia/Neurociências da UNIFESP deverá ser previamente autorizada pelo orientador, sendo os respectivos créditos validados pelo mesmo.

*** Os créditos poderão ser obtidos em disciplinas cursadas em outras instituições de ensino superior, até o limite de 30% (trinta por cento), desde que aprovadas pelo Orientador.

 

Atividades / Requisitos para a obtenção do título

O programa de atividades e cursos será definido pelo orientador em conjunto com o aluno.

O aluno matriculado neste Programa de Pós-Graduação deverá desenvolver, obrigatoriamente, as seguintes atividades:

  • Projeto de pesquisa com elaboração de tese ou dissertação;
  • Treinamento didático;
  • Participação em cursos (disciplinas) de pós-graduação, reuniões e seminários;
  • Cursos obrigatórios: 
  • Mestrado: redação da Dissertação com apresentação e aprovação em defesa pública;
  • Doutorado: aprovação na prova de qualificação, redação da Tese e apresentação da tese com aprovação em defesa pública;
  • Redação de artigo científico com os resultados da tese que deverá ser submetido a revistas indexadas no Scielo, para Mestrado, e no ISI, para o Doutorado. O aluno deve figurar como primeiro autor e seu Orientador deve estar entre os co-autores do artigo.

 

Proficiência da Língua Inglesa

Todos os alunos devem ter sido aprovados no exame de proficiência da língua Inglesa aplicado pela Cultura Inglesa (Filial Vila Mariana). Para mais informações, acesse o link abaixo:

Acesse PROFIC UNIFESP

Programa de Pós-Graduação em Neurologia/ Neurociências

Rua Pedro de Toledo, 669 - 2º andar

Tel: (11) 5576-4848  Voip: 2838 - E-mail: ppgneurologia@unifesp.br / ppgneuro.unifesp@gmail.com